Agora é lei. O teste da orelhinha deve ser realizado por especialistas nos recém-nascidos, em todos os hospitais da rede pública de saúde. Em Pelotas o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) já possui o aparelho e espera as orientações do Poder Público para definir como será realizado o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O teste da orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal, consiste em um exame realizado com um equipamento especial, colocado na orelha do bebê, que irá emitir sons de fraca intensidade e recolher as respostas do ouvido interno que o recém-nascido produz. A partir destes sons será possível avaliar se a criança apresenta alguma alteração ou não.
A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas já realizou, por um determinado período, o teste da orelhinha, gratuitamente, em recém-nascidos. Agora a instituição hospitalar espera as orientações dos órgãos públicos para implementar definitivamente este serviço. A assessoria de imprensa do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas/FAU informou que a instituição espera a determinação do poder público para se adequar à nova legislação.
Fonte:Diário Popular - Por: Jussara Lautenschläger.
Fonte:Diário Popular - Por: Jussara Lautenschläger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fonte:Diário Popular - Por: Jussara Lautenschläger.