Mais de 100 mil foram ouvidos.
O inverno é a época de cuidados especiais para a prevenção de doenças respiratórias, como alergias e pneumonia. Uma revisão científica recém-divulgada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) de São Paulo, avaliou a relação entre o consumo de álcool, principalmente o uso pesado e transtornos relacionados (abuso ou dependência alcoólica), e a ocorrência de pneumonia adquirida na comunidade (PAC).
Após a análise de cinco estudos que contemplaram, no total, 112.100 indivíduos com 2.371 casos da doença, os resultados revelaram que o risco relativo da doença crescia linearmente conforme o consumo de álcool aumentava, confirmando a hipótese de uma relação dose-resposta entre o álcool e a ocorrência de PAC. Indivíduos que consumiam, diariamente, entre 60 e 120 g de álcool puro, apresentaram um risco 33% e 76% maior, respectivamente, de incidência de PAC, em comparação a indivíduos abstêmios. Uma dose-padrão de bebida alcoólica, como por exemplo 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de alguma bebida destilada equivale, aproximadamente, a 12 g de álcool puro.
Com relação às pessoas diagnosticadas com transtornos relacionados ao uso de álcool, dois estudos demonstraram que estes pacientes possuem um risco oito vezes maior de PAC do que pessoas sem tais transtornos.
O estudo aponta, ainda, que o consumo de álcool pode ser um fator para a incidência de pneumonia, provavelmente pelo fato do álcool deprimir os mecanismos imunológicos de defesa do organismo, resultando em uma maior susceptibilidade ao desenvolvimento da PAC.
Fonte:ClicRBS -BEM ESTAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário