Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Instituto de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (Incolo) firmou convênio com a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul para o lançamento do programa de Telemedicina. O objetivo é capacitar e assessorar on line de profissionais da saúde na detecção e rastreamento do câncer do colo do útero
A tecnologia dará oportunidade para que profissionais de saúde municipais sejam capacitados para realizar exames preventivos do câncer de colo do útero por meio de aulas on line, além de obterem informações e esclarecerem suas dúvidas durante os atendimentos com um corpo de especialistas ligados ao centro acadêmico da UFRGS, por meio de parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Isso permitirá uma maior agilidade no atendimento da rede pública, evitando que pacientes se desloquem de suas cidades para realizarem exames nos hospitais da capital e, consequentemente, ocasionando uma redução nos custos para o Estado.
Inscrições
Entre 29 de julho e 29 de setembro, as cidades poderão inscrever-se para participar do projeto. Serão selecionados 25 municípios, cujos critérios para concorrerem são: possuir Programa de Atenção da Saúde da Mulher, contar com Programa de Saúde da Família, não possuir médicos especialistas domiciliados e ter baixa cobertura de coleta do exame preventivo. Como contrapartida, os municípios deverão disponibilizar minimamente de rede de Internet de banda larga, computador, periféricos (caixas acústicas, fone de ouvido, microfone e webcam) e software Skype. As inscrições podem ser feitas através dos e-mails: incolo@incolo.com.br ou incolo@incolo.org.br, aos cuidados de Andressa Dorneles.
O câncer do colo do útero no RS
Este programa visa atingir a população feminina das cidades do interior gaúcho. Conforme a Organização Mundial da Saúde, há uma média de 470 mil novos casos de câncer do colo do útero por ano. Segundo dados oficiais do Instituto Nacional do Câncer - Ministério da Saúde, há 51 casos novos por dia da doença no Brasil. No Rio Grande do Sul, diariamente, quatro mulheres são diagnosticadas. De acordo com as estimativas, foram registrados 18.680 novos casos no Brasil, com um risco estimado de 19 casos a cada 100 mil mulheres.
Fonte: Bom Dia Rio Grande - Jornal Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A tecnologia dará oportunidade para que profissionais de saúde municipais sejam capacitados para realizar exames...
Fonte: Bom Dia Rio Grande - Jornal Online.